Link pra baixar Syberia II abaixo:
http://www.theisozone.com/downloads/playstation/ps2-isos/syberia-ii-eur/
Detonado:
Em Busca da ILHA DOS MAMUTES
A Estação de Trem1 - No 
inicio do jogo, o trem para na cidade de Romansburg. Vasculhe a tela a 
procura de objetos que se destacam com um sí¬mbolo, e prescione X para 
interagir com eles.
2 - No caminho atrás de Kate, você encontra 
Hans, que lhe Dara informações sobre a missão. Volte para a sala 
inicial, abra a porta escura e desça do trem, seguindo a direita. Após 
encontrar o coronel Emiliovi, dessa até o fim e fale com Oscar sobre o 
trem e a missão. Volte e fale com Hans.
3 - Você descobre que 
precisa de carvão (coal). Sai do trem e suba, Kate descobrirá que o 
portão para a cidade esta trancado. Entre na porta em frente e saia do 
trem, vai até o balcão e pegue informações com o coronel. Siga a direita
 do balcão e pegue uma pequena chave, depois saia da loja e desça ate a 
maquina que abastece carvão. Ela não ira funcionar.
4 - Volte e 
fale com o coronel. Abaixo da plataforma da maquina de carvão há uma 
garota chamada Malka. Fale com ela para pedir ajuda e questione-a sobre a
 chave do portão. A garota ira pedir doces em troca. Volte a loja do 
coronel e pegue os doces ao lado da porta, depois use a chave na gaveta 
do aparelho da direita para pegar as moedas e reatire-as em seguida, use
 a quinta moeda no aparelho da esquerda e gire a maçaneta para pegar 
alguns doces. No aparelho do meio você deve usar a segunda moeda. 
Entregue a sugar candy para Malka e, com a chave que ela lhe der, abra o
 portão e desça.
Romansburg
5 - Fale com Malka. Ela lhe dirá 
que os irmãos Bourgoff podem ajudar com a máquina de carvão. Siga pela 
porta a direita da garota e fale com Cirkus no balcão. Sai do salão e 
desça ate um portão de madeira. A pessoa que atender explicara que é 
necessário combustível para que a maquina funcione.
6 - Atrás de 
Malka esta o motor da maquina de carvão. Pegue o tambor de combustível 
vazio e volte para o portão de madeira. Os irmãos Bourgff não iram 
ajudar, por isso continue seguindo a cerca e rasgue um dos cartazes de 
Cirkus para entrar na área dele escondido. Abra a caixa no centro da 
área para libertar a criatura que esta presa e troque o tambor de 
combustível vazio pelo cheio, em cima do barril.
7 - Ao sair do 
terreno dos Bourgoff, siga um pouco para esquerda, até Kate descobrir um
 monastério na colina. Volte, ponha o combustível no motor da maquina de
 carvão e ligue o interruptor, depois suba para a estação de trem e 
ligue o carregador de carvão. Após concluir a tarefa, volte para o salão
 de Cirkus para buscar Hans.
8 - Peça ajuda na loja do coronel. Ele 
dirá a Kate que já vendeu todos os remédios para febre. No sota da loja,
 porem há um casaco que ajudara o personagem a suportar o frio no 
caminho para o monastério. Onde ela pode encontrar alguém para ajudar a 
curar Hans. Suba a escada, pegue o casaco e troque-se no banheiro do 
trem, depois siga sem demora para o monastério.
9 - Mesmo após tocar o
 sino, o monge não atendera a Kate, você deve voltar a buscar ajuda com 
Cirkus, ele lhe dirá sobre os shrouds, folhetos com propriedades, 
mágicas que dizem aos monges se uma pessoa doente deve ou não ser 
tratada por eles. Você descobrira que Malka tem contato com os monges e 
pode conseguir um dos folhetos, por isso va correndo falar com ela para 
receber um token. Use-o no slot da caixa de metal antes da ponde, acione
 a alavanca e pegue o shrould. Corra e coloque o objeto em Hans.
10
 - Faça o caminho de volta ao monastério, mas siga em frente antes de 
chegar a um lago. O monge que esta lá, não lhe ajudara muito, mas lhe 
dirá que mulheres são proibidas de entrar no local. No dialogo você 
também descobrira que ele é fascinado por corvos brancos. Volte a loja 
do coronel para pegar apitos para pássaros, e entregue o silver bird 
call para o monge do lago. Ele usara o apito e saíram correndo logo 
atrás do pássaro, deixando as roupas de monge para traz, vista-se e 
entre no monastério.
O Monastério11 - Pegue a caixa de 
fósforos no lado esquerdo, siga ate o fim e depois va para a esquerda. 
Entre na porta, ande ate o fundo da sala e fale com o homem que saira. 
Só com muita insistência, e mostrando o shrould o patriarca será 
convencido a ajudar Hans.
12 - Siga por onde o padre veio, entre pela
 porta e fale com Hans. Ele lhe pedira para procurar Alexie, um monge 
que conhece a cultura dos youkol, uma misteriosa tribo no norte, que 
utiliza métodos de cura xamanicas. A seguir, saia da sala e fale com o 
monge ao lado de fora, para que ele lhe de um pergaminho e um medalhão. 
Para acessa-los, abra a tela de itens com o botão O, e acione a opção 
Documents. Acionando o sí¬mbolo da mão, você pode usar o item, e com o 
sí¬mbolo do olho, pode visualiza-lo. Durante a visualização, é possí¬vel
 aumentar ou diminuir o zoom com os botões R1 e L1. ao sai, pegue o 
escovão (brush) ao lado do balde.
13 - Va falar com o velho, no 
mesmo local que o encontrou pela primeira vez. Ele lhe dirá que Alexie 
já morreu. Use o escovão na pintura da esquerda de onde o patriarca 
fica, para descobrir um código secreto.
14 - Va para a grande 
porta à esquerda onde Hans esta. Entre e desça a direita. Quando chegar 
ao piso inferior use a barra de ferro ao lodo direito para acender as 
velas. De acordo com o código que foi descoberto no quadro anterior. Em 
seguida suba ate o fim da escadaria, localize o painel que foi aberto e 
coloque o medalhão no meio dele (no buraco onde pode ser usado para ver a
 cidade). Para finalizar, acione as quatro abas, começando com a debaixo
 e seguindo no sentido horário.
15 - A sombra do olho do mamute, ira 
indicar o local do botão que abre a porta secreta ao lado. Pegue o livro
 de alexie que esta no meio da prateleira e depois a relí¬quia youkol. 
No livro Alexie explica detalhes sobre a tribo, sua relação com os 
mamutes e a lendária arca capaz de ir a ilha de Syberia. O livro também 
explica que a fumaça de velas feitas de certas amoras é capaz de curar 
um enfermo.
16 - Volte em direção a entrada do monastério e pegue
 a tesoura de jardineiro (shears), no carrinho de mão, va ao cemitério a
 esquerda da porta das velas e use a tesoura na lapide do fundo, à 
direita. A seguir pegue as ervas e amoras abaixo da lapide e volte para a
 entrada do monastério. Acione o forno pela alavanca a esquerda, coloque
 as ervas e amoras na panela e pegue um dos pavios que estão ao lado 
dela.
Gire a torneira, abra a pequena forma que esta logo abaixo e 
pegue a vela de ervas (herbal candle). Repita o processo sem as ervas, 
para fazer a vela normal (candle).
17 - Va ao quarto de Hans, 
coloque a relíquia youkol na mesa, em seguida, coloque a vela de ervas 
na relíquia e acenda-a com os fósforos, quando Hans acordar, fale com 
ele, depois va ate a sala do patriarca e pegue a chave que esta no 
altar.
18 - Use a chave no portão que esta a direita da porta de 
entrada. A seguir, entre e use a corda para tocar o sino. Isso fará com 
que os monges se recolham. Agora você deve ir ao cemitério e posicionar o
 caixão sob o muro quebrado, quando terminar a tarefa, pegue Hans e 
leve-o ate o caixão.
Romansburg19 - Após a fuga, o jogo 
continuara no trem. Fale com Hans, ele lhe entregara uma engrenagem (o 
mechanical heart), use-o nos cavalos mecânicos no salão de Cirkus e 
acione o parafuso no centro da engrenagem três vezes, para que o medidor
 acima va para a direita. Encaixe os canos na engrenagem. O cano 
superior esquerdo deve ser colocado no encaixe da direita, e o superior 
direito, no encaixe esquerdo. O inferior direito no encaixe da direita e
 o inferior esquerdo no encaixe central, para concluir, acione novamente
 o parafuso no centro da engrenagem para ativar o mecanismo.
20 -
 Acione a alavanca na parte debaixo da tela para ter acesso ao 
miniveí¬culo. Tente usa-lo, pois é assim que Kate descobrira que ele 
precisa ser impulsionado. Desça ate o quintal dos irmão Bourgoff, pegue o
 jornal sob a mesa e dê o fish candy para o youki, uma criatura meio 
foca, meio cachorro, que esta deitada próxima ao sofá. A seguir volte 
acompanhada pelo youki ate a estação de trem, e clique no veiculo para 
que ele entre.
A Floresta
21 - Siga sempre pela direita, ate 
que o youki resolva perseguir o castor em vez de lhe obedecer, va pela 
esquerda ate achar os gravetos (branches), depois volte pelo mesmo 
caminho ate encontrar uma pilha de pedras escuras, ponha os gravetos 
sobre as pedras e acenda-os com os fósforos, em seguida pegue o peixe 
que foi usado como oferenda (offering) e entregue-o ao youki.
22 -
 Após a arvore cair, use-a para atravessar o rio e siga em frente. Va 
para a esquerda depois da cerca e prossiga para chegar ate uma casa. 
Ande ate a lareira, pegue o guia do pescador (the fisherman`s guide), a 
boneca russa (russian doll) e o machado (hatchet), depois desça ate a 
cozinha e pegue a vasilha para peixe (fish tank). Sai pela porta a 
direita, desça ate a plataforma inferior e use a vara de pescar.
23
 - Na frente dos pés de Kate esta uma caixa de iscas. Abra-a e use a 
menor isca verde (no canto superior direito), passe o cursos pela água, e
 com o comando acionar, use a vara de pescar, o melhor local fica a 
direita do tronco caído. Você precisara de um orange salmon para 
distrair o urso que bloqueia a saí¬da da casa. Para se livrar do animal,
 jogue o peixe pela janela para que ele va embora, deixando para traz o 
esqueleto do peixe (fishbone).
24 - Pegue o esqueleto do salmon e
 va para a esquerda, use o machado na ponte quebrada, depois passe a 
corda (rope with plate) no galho que esta no lato para atravessar. Desça
 o caminho e siga o youki quando ele correr.
25 - Use o machado 
para subir no paredão. Para escalar é só mover o cursor pela área, onde 
for possível interagir. Kate poderá se agarrar. Caso fique sem opção 
para continuar a escalada, volte um pouco e tente outro caminho. A rota 
mais rápida é esta: suba duas vezes, va duas vezes para a direita, 
quatro pra cima, quatro pra esquerda, duas pra cima, outras duas pra 
direita, duas pra cima, duas pra direita e por fim quatro vezes para 
cima.
26 - Desça pelo caminho, e continue descendo quando a tela 
mudar. Após a cena, desça mais e va em direção a torre, ligue o radio, 
sintonize-o na freqüência 0328 e use o microfone. Desça pelo caminho ate
 a trilha do carrinhos de neve (snowmobile), vire a esquerda e siga 
pelos escombros do avião. Fale com Boris, depois acione o ejetor de 
cockpit no painel à esquerda. Para isso, é só colocar a numeração 8020 
no aparelho e acionar o botão.
27 - Siga rumo a locomotiva e salve 
Oscar, que esta enterrado na neve. Va para a direita e entre no vagão de
 passageiros do trem. Pegue o projeto do trem (plan of train) e o óleo 
(oil dispenser) no quarto de Hans, e use o óleo em Oscar. A seguir entre
 no vagão de passageiros e va falar com ele após a cena do jogo.
28 -
 Volte para o vagão de passageiros e tente acionar o painel no chão, 
logo antes do quarto de Hans. Chame Oscar pelo celular (selecione-o na 
tela de itens), clique na seta para baixo ate aparecer o nome de Oscar e
 prescione send, depois use os botões da lateral e os centrais para 
acionar o painel.
29 - Va ate a estatua de coruja, pegue a manta 
(gauze blanket) atrás do snowmobile e coloque-a na boca da estatua. 
Volte e siga pelo caminho a direita do trem, depois fale com Igor, que 
estará mais calmo, sem ser incomodado pelo barulho da estatua.
30
 - Pegue os sapatos para gelo, que estavam embaixo do snowmobile, suba a
 ladeira e quando Ivan encurralar Kate, use o celular para chamar Oscar.
 Após Ivan se virar, clique no trenó a esquerda, pegue a faca (ivory 
knife) que esta embaixo dos marfins e corte a corda que segura o trenó.
A Aldeia Youkol
31
 - Saia de casa, pegue os chifres de rena ao lado direito da porta e 
fale com o cacique youkol ao lado esquerdo. A seguir desça pelo caminho a
 direita, depois va para baixo, na lateral direita do caminho, logo após
 as peças de couro esticadas, há uma tira de couro largada no chão. 
Pegue-a e Kate ira fazer um estilingue (slingshot).
32 - Suba de 
volta pelo caminho e va para a frente dos tambores, use o estilingue na 
estalactite no alto a esquerda para seguir o caminho, entre na porta e 
fale com a xamã, va para o lado direito da cama, pegue a mascara youkol,
 depois siga pela esquerda da velhinha. Pegue o oratório (prayer wheel).
33
 - Sai da casa e siga em direção ao local onde você achou a tira de 
couro, continue pela esquerda e logo a frente Kate ira encontrar uma 
armação de madeira e ossos, com um cantil vazio (empty flask), 
pendurado. Pegue também a cork bung (rolha de cortiça) no canto inferior
 esquerdo. Coloque o cantil na ponta da estrutura e acione a manivela. 
Acione-a novamente e logo depois retire o cantil cheio de água, depois 
desça pelo caminho bem a frente de Kate e suba pela direita ate chegar a
 escada de ossos. Suba por ela e atravesse a ponte de madeira, ate 
chagar ao lago esquerdo. Quando chegar ao outro lado, suba pelo caminho,
 desça outra escada de ossos e prossiga ate chegar a uma caverna. Entre e
 va pela esquerda.
34 - Ao lado esquerdo de uma grande arvore, há
 uma pequena galeria de túneis feita no gelo, por lemingues, ponha a 
rolha no buraco mais baixo a direita, depois volte, coloque o prayer 
wheel no poleiro a direita da arvore para chamar a coruja.
35 - 
Volte a galeria dos lemingues, pegue a rolha e coloque na entrada, logo a
 frente do bicho. Quando ele passar, coloque a rolha na entrada, 
imediatamente atrás do roedor, em seguida use o cantil na entrada 
superior esquerda, e para fechar o caminho, coloque o esqueleto de peixe
 na entrada superior direita. Pegue as frutas dos sonhos (dream fruit), 
volte para a cabana de xanã e fale com ela.
O mundo dos Sonhos36
 - Siga em frente pela caverna ate encontrar o mamute de brinquedo. 
Volte todo o caminho e desça a trilha ate encontrar com uma garotinha, 
fale com ela, depois desça a escada a esquerda. Atravesse a ponte e 
continue, ate que a rua possa ser vista de frente. Va para o muro à 
direita e entre no portão depois siga pela direita e entre na casa.
37
 - Verifique o relógio a esquerda da escada. Acione o botão da direita 
cinco vezes e o da esquerda uma vez, depois gire os bonecos que estão 
acima dos botões e acione o pendulo central. A seguir acione o botão da 
direita nove vezes, o da esquerda uma vez, puxe o pendulo da direita e 
toque o sino. Quando o senhor Voralberg sair, entre na sala e pegue a 
attick key em cima da mesa, volte e suba as escadas, pois agora você 
pode abrir a porta com essa chave, entre pela porta e entregue o mamute 
de brinquedo ao jovem Hans. Depois de ver a cena, clique na mesa.
A Aldeia Youkol38
 - Fale novamente com a xamã e sai da cabana, siga todo o caminho de 
volta a primeira escada de ossos, suba-a e siga o caminho por baixo ate 
chegar ao trem. Entre e fale com Oscar, depois va para a frente do trem e
 tente usar o cabo. Volte e fale com os youkol à direita para que eles 
ajudem, volte ao cabo e acione o arreio para estica-lo.
39 - 
Volte pelo caminho ate a ponte de madeira que foi utilizada para chegar a
 caverna das frutas do sonho, suba na ponte e siga pelo caminho central 
(entre marfins). Acione a alavanca a direita, volte e desça a primeira 
escada de ossos novamente. A seguir siga pelos trilhos ate chegar ao 
trem, entre e fale com Oscar. Sega-o ate a cabana de xamã, use a opção 
de verificar nele e abra o seu coração, acionando os botões na ordem 
correta. Para isso, considere os botões que estiver dois pontos acima 
dele como se fosse o marcador de 12 horas de um relógio e acione-os na 
seguinte ordem: primeiro o das 3h, depois o das 7h, em seguida o das 3h 
novamente, seguindo pelos das 6h e 9h e, por fim, o das 12h. retire a 
chave e fale com a xamã após a cena e volte para o trem.
40 - Va 
para o painel e use a chave no ponto entre os dois medidores mais altos.
 Acione a alavanca superior esquerda, depois utilize o mecanismo mais 
próximo, í direita do grande registro prateado. Use a alavanca superior 
direita e a superior esquerda novamente. Acione o mecanismo mais 
distante, a direita do maior registro prateado, depois use o grande 
registro marrom, a esquerda, e em seguida, o mecanismo que esta a 
esquerda do medidor mais baixo. Por fim, acione o pequeno registro cinza
 que esta acima do medidor mais baixo, para que o vapor gerado possa 
descongelar a arca.
41 - Suba pelo caminho depois da pequena 
ponte de ossos para falar com o cacique youkol, depois volte, solte o 
youki e retome em direção ao cacique novamente. Suba a rampa onde esta o
 bicho para que o grande portão seja aberto. A arca iniciara sua viagem ,
 mas sua ancora se prendera a uma geleira, no caminho.
O Iceberg42
 - Desça da arca, va para a direita e depois suba. Pegue a presa 
(narwhal tusk) e siga pelo caminho anterior para a esquerda ate 
encontrar uma ancora de ossos próxima a uns pingüins. Use o narwhal tusk
 nela.
43 - Va para a esquerda, depois para a direita e observe o
 navio de longe, volte e siga a esquerda, logo acima da fileira de 
pingüins. Verifique o ninho de pingüins e use a boneca russa nele para 
atrair alguns, depois volte para onde Kate visualizou a arca e use o 
narwhal tusk na rachadura.
44 - Mova o barril a direita e entre pela 
porta. Em seguida, suba as escadas mais próximas a Hans e o ivory hook 
(gancho de marfim), depois desça a escada e volte para a sala anterior. 
Suba no barril, use o gancho no encaixe e acione o nó da corda, a seguir
 desça e acione a alavanca para içar a vela e seguir viagem ate a ilha.
Dicas de Explorador
-
 Quando estiver conversando com algum personagem , procure usar todas as
 opções na lista de assuntos repetidamente, ate que elas sumas da lista.
 Desta forma Kate saberá o Maximo de informações possí¬veis. O que vai 
influenciar no que ele pode ou não fazer mais a frente.
- Use a mesma
 estratégia com os locais e itens. Vasculhe tudo e procure sempre usar 
os itens em locais e objetos do cenário, para ter certeza de ter feito 
todo o possível. Se você achar um copo, por exemplo, enche-o de água, 
para ver o que acontece. Só assim é possí¬vel obter informações para a 
solução dos enigmas e quebra-cabeças.
- Ao abrir uma tela de 
interação, movimente o cursor por toda a área como um mouse de 
computador, em busca de algo com que você possa interagir. Se o cursor 
mudar de circulo, para ferramenta, é possível interagir com o alvo, caso
 haja um X sobre a ferramenta, no entanto não é possível interagir com o
 alvo neste momento. Alguns itens podem ser selecionados com o botão O, 
na tela de interação.
A Lendária Syberia
45 - Saia da arca, 
siga para a esquerda, depois desça a escada e continue ate a caixa de 
madeira. Pegue as três pedras e siga para cima, pelo caminho. Quando a 
câmera voltar a mostrar Kate mais de perto, verifique a grama a direita,
 no inicio do caminho, e pegue uma flor e mais uma pedra.
46 - Volte 
para a arca e use a flor para acordar o youki, volte para o local onde a
 flor estava e siga pra cima ate chegar ao portão. Acione a alavanca e 
continue andando, depois suba as escadas e siga ate a estrutura feita de
 madeira. Clique nela e, em seguida, verifique o painel no chão. Coloque
 primeiro a pedra no espaço inferior esquerdo, a segunda no espaço a 
direita, a terceira no superior esquerdo, a quarta em cima, e por fim 
coloque a pedra que esta no canto superior esquerdo da tela no espaço 
inferior direito do painel. Acione a alavanca à esquerda da estrutura, 
depois pegue a chave de marfim que vai aparecer embaixo do mecanismo.
47
 - Suba as escadas, fale com Hans e desça pelo o outro lado. Use a chave
 de marfim na placa escura, à esquerda da manivela, depois retire-a e 
coloque-a no buraco mais baixo da terceira coluna da placa (da direita 
para a esquerda). Gire a manivela, va para a tubulação a esquerda e 
acione o mecanismo que esta no meio da parte de cima. A seguir acione o 
mecanismo que esta em baixo e à esquerda, depois ative duas vezes o que 
esta no meio da parte de baixo. Por fim, acione os mecanismos que estão 
embaixo, na horizontal, no canto direito. O aparelho ira soar, atraindo 
os mamutes fim.